Programa de pós-graduação em História Social

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Pós-Doc

Leda Agnes Simões de Melo

Projeto: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS SEMIÁRIDOS DO NORDESTE BRASILEIRO E DO NOROESTE ARGENTINO: O ESPAÇO COMO REPRESENTAÇÃO NOS ESCRITOS DE GRACILIANO RAMOS E BERNARDO CANAL FEIJÓO (1933-1938)

Resumo: Este projeto amplia as pesquisas já realizadas em torno da análise comparada entre Brasil e Argentina, fruto do doutorado em História defendido no PPGHS da UERJ/FFP, e delineia-se em meio à necessidade, já encarada pela historiografia, para que haja um maior esforço no sentido de proporcionar a integração regional entre ambos os países. Em meio às perguntas que ainda nos tomam permanece o questionamento da possibilidade de aproximação existente entre os intelectuais Graciliano Ramos e Bernardo Canal Feijóo. Graciliano nascido em Alagoas (Nordeste brasileiro) e Canal Feijóo em Santiago del Estero (Noroeste argentino), ambos utilizaram do seu lugar no seio da intelectualidade dos seus países para refletir sobre a diferença existente entre o sertão e a capital Rio de Janeiro, para o caso do Nordeste do Brasil, e entre o bosque seco chaqueño e a capital Buenos Aires, para o caso do Noroeste da Argentina. Nesse sentido, indo além de uma simples dicotomia entre centro e periferia, nos ocupamos, especificamente, em compreender como esses intelectuais escolheram narrativas e representações em torno das regiões afetadas pelo fenômeno da seca e, sobretudo, conhecidas pela pobreza, desigualdade social e concentração da terra e da água. Nosso objetivo é refletir como certos antigos binômios, tais como: litoral/ interior, modernidade/tradição, progresso/atraso, seca/subdesenvolvimento, água/desenvolvimento estiveram vinculados à ideia de que a natureza “hostil” semiárida foi a principal culpada pelo “atraso” vivido pelas populações do sertão nordestino e do bosque seco santiagueño. Assim, elegemos para esta análise as obras: Caetés (1933), S. Bernardo (1934), Angustia (1936) e Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos, e os ensaios: Nivel de historia y otras proposiciones (1934), Ensayo sobre la expresión popular artística en Santiago del Estero (1937), Mitos perdidos (1938) e a produção dramática Pasión y muerte de Silverio Leguizamón (1937) de Bernardo Canal Feijóo. É válido destacar que para entender a trajetória de ambos é preciso ir além da análise dessas obras e propor, a partir delas, o diálogo com outras fontes como jornais e revistas, que tanto Canal Feijóo como Graciliano Ramos colaboraram. Graciliano escreveu em O Malho, de Alagoas, Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e o Jornal de Alagoas, por exemplo. Canal Feijóo esteve envolvido no grupo La Brasa, grupo Sur, Revista Ñan, escreveu para o periódico La Nación, e ambos apresentam como tema central das suas narrativas a região, o país e a problemática cultural. Destacamos que os estilos literários de Graciliano e Canal Feijóo não são similares, não cabe aqui um estudo nesse viés, mas sim refletir, a partir de uma perspectiva histórica, os pontos que se cruzam em relação a esses autores e suas experiências comuns.

 

Jônatas Roque Mendes Gomes

Projeto: JOSÉ DA SILVA LISBOA E O TRABALHO ESCRAVO: A REFUTAÇÃO À ESCRAVIDÃO POR UM NÃO-ABOLICIONISTA (1804-1832)

Resumo: A pesquisa tem como objetivo refletir sobre os escritos de José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu (1759-1835), sobre o conceito de escravidão e escravização. Cairu foi jurista, historiador, economista e político. Analisaremos como este sujeito histórico pensava trabalho escravo e as experiências políticas nas quais estas relações sociais influenciavam. Silva Lisboa se formou como jurista em Coimbra e teve cargos no governo português, e depois no brasileiro também, sendo também próximo a D. João VI. Lisboa foi e é considerado pioneiro em relação à economia política. Embora lesse Adam Smith, se apropriava deste adaptando à realidade luso-brasileira. Lisboa preocupava-se, principalmente, com o tema do comércio. O recorte de temporalidade abarcado neste projeto se situa entre os anos de 1804 e 1832, abrangendo o período de publicação de Silva Lisboa sobre a escravidão de africanos e sua utilização como mão de obra no Brasil.

 

Aline Pinto Pereira

Projeto: LIMA BARRETO: SUBVERSÃO E CORAGEM – O PAPEL DO INTELECTUAL NEGRO NA CRÍTICA À EXCLUSÃO SOCIAL E AO RACISMO

Resumo: A partir de um diálogo entre a Literatura e a História, a pesquisa em curso pretende dialogar com o pensamento de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) – escritor, jornalista e cronista que apontou a perpetuação do poder das classes dominantes e a exclusão social do Brasil da Primeira República no contexto do pós-abolição. Nossa pretensão é compreendê-lo como um intelectual negro que interpretou o Brasil das primeiras duas décadas do século XX, cujos escritos evidenciaram o abismo provocado pelo preconceito de cor, além de terem denunciado a criminalização de pessoas negras, a marginalização de populações periféricas, o racismo institucional, o autoritarismo e as relações de poder em curso à época. Sob tal premissa, debruçarem-nos sobre parte da obra de Lima Barreto para, à luz das diretrizes da Lei nº10.639/2003, também refletirmos a relação entre História e Literatura em sala de aula, tomando-a pela perspectiva das classes populares para problematizar permanências e rupturas do nosso passado escravocrata.

 

Rafael Vaz da Motta Brandão

Projeto: IMPRENSA E PRIVATIZAÇÕES NO BRASIL EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO (1990-2002)

Resumo: A presente pesquisa orienta-se no sentido de discutir o papel desempenhado pela imprensa brasileira, a partir da análise de seus editoriais, nos processos de privatização das empresas estatais no período 1990/2002, momento mais avançado de implementação do modelo neoliberal no país. Entre os jornais selecionados para a pesquisa estão O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil. Partindo da perspectiva de que em determinados momentos históricos certas instituições atuam em nome das classes sociais, sobretudo das classes dominantes, no sentido de conferir organicidade aos seus membros e dirigir suas ações, a pesquisa procura trabalhar com a hipótese de que tais jornais atuaram enquanto aparelhos “privados” de hegemonia, na defesa do projeto privatista no Brasil.

 

Jussaramar da Silva

Projeto: VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU: TERRORISMO DE ESTADO EM ASSOCIAÇÃO COM INTERESSES EMPRESARIAIS (1974-1996)

Resumo: O projeto de pesquisa apresentado tem como escopo o estudo da violação de direitos dos trabalhadores na construção e atuação da Hidrelétrica de Itaipu, bem como a constituição de suas lutas por direitos e garantias de melhores condições de trabalho ao longo do período de 22 anos. Importa-nos especialmente compreendermos como se organizou a dinâmica de violações no interior do canteiro de obras da Binacional, especialmente do lado brasileiro da obra, sem deixar de considerar o lado paraguaio, visto que brasileiros eram empregados do lado paraguaio e paraguaios do lado brasileiro, assim como percebermos as diversas dinâmicas e expedientes orquestrados por Itaipu e empreiteiras da obra, tanto de alvenaria, quanto de instalação dos equipamentos para geração de energia a fim de extrair o maior nível de exploração da mão de obra, controlando e evitando que os trabalhadores criassem mecanismos de exigências e lutas. Para tanto, além dos órgãos mais gerais de controle, a Itaipu constituiu as Assessorias Especiais de Segurança e Informações, registradas tanto no sistema de informações do Brasil quanto do Paraguai, a fim de realizar o controle sistematizado da mão de obra. Tais práticas engendraram, a partir do escopo documental já sob exame, a lógica do Terrorismo de Estado, e no caso de Itaipu, ela se desenvolveu conjuntamente com a iniciativa privada, por controle direto ou da própria Itaipu, ou sob supervisão da mesma quando se realizava o controle das empreiteiras. Ainda é importante destacar que o escopo definido de vinte e dois anos se relaciona especialmente com a documentação já examinada e disponível no Arquivo Nacional, e que será cotejada com demais arquivos que possam auxiliar a elucidar as responsabilidades pelas violações no interior do canteiro de obras e fora dele, atuando diretamente com prática de terrorismo imposto para silenciar as demandas e garantir a impunidade em violações.

 

Izabel Priscila Pimentel da Silva

Projeto: AS FRONTEIRAS REAIS E IMAGINADAS DA VIGILÂNCIA: O OLHAR DA REPRESSÃO BRASILEIRA SOBRE A JUNTA DE COORDINACIÓN REVOLUCIONARIA E AS ESQUERDAS ARMADAS SUL-AMERICANAS (ANOS 1970 E 1980)

Resumo: O presente projeto tem como fontes da pesquisa os documentos produzidos pelos organismos da estrutura burocrático-militar da ditadura brasileira. Nosso principal objetivo é analisar, através da documentação disponível nos arquivos públicos brasileiros, o olhar dos órgãos de inteligência e repressão da ditadura brasileira acerca das esquerdas revolucionárias da América do Sul e mais especificamente acerca da Junta de Coordinación Revolucionária (JCR). Os arquivos da repressão, que compõem o que se convencionou chamar de arquivos sensíveis, foram produzidos e acumulados em decorrência de atividades de controle, vigilância e punição dos serviços de inteligência e repressão criados durante a ditadura civil-militar brasileira. Estes documentos refletem os e são refletidos pelos princípios conservadores, que norteavam a ditadura civil-militar brasileira. Partindo dessas concepções, ao invés de intentar compreender a trajetória das esquerdas armadas sul-americanas e suas possíveis ligações com as esquerdas brasileiras através da documentação produzida pela repressão brasileira, nos interessa, nesta pesquisa, compreender as imagens construídas pela repressão brasileira sobre as esquerdas revolucionárias do Cone Sul. Nesse sentido, partiremos da perspectiva que concebe os arquivos como territórios de disputas acerca dos distintos sentidos do passado, colocando em pauta de discussão as relações entre arquivos, história e memória.

 

Elaine Cristina Ventura Ferreira

Projeto: AS REPRESENTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS E AS DISPUTAS EM TORNO DELAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PERSPECTIVA COMPARADA: FOLCLORISTAS E MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL (1947- 1983)

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações afro-brasileiras e as disputas em torno delas na elaboração de dois projetos para uma educação das relações étnico-raciais dos folcloristas e do movimento negro. Para tanto, pretendemos refletir sobre como um grupo heterogêneo de folcloristas associados à Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – CDFB e o movimento negro brasileiro, numa mesma época, conceberam uma proposta para uma educação das relações étnico-raciais entre os anos de 1947 a 1983. Para o desenvolvimento da pesquisa que resultará na elaboração do artigo final nos dedicaremos à análise de fontes primárias encontradas na hemeroteca do Centro Cultural de Folclore e Cultura Popular – CNFCP do Rio de Janeiro e do acervo do Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros – IPEAFRO para assim discutirmos as diferenças e os conflitos que perpassaram ambos os projetos.

 

Rosiane da Silva Ribeiro Bechler

Projeto: ENTRELAÇAMENTOS DA HISTORIOGRAFIA DIDÁTICA: TRAÇADOS NARRATIVOS SOBRE A MINERAÇÃO EM DIFERENTES ESCALAS

Resumo: O projeto aqui apresentado tem como objetivo investigar o traçado narrativo que orienta a escrita da história da mineração na historiografia didática sobre Minas Gerais e sobre o Brasil. O arco teórico-metodológico empreendido para tanto mobiliza a compreensão dos livros didáticos como textos de memória (CHRISTOPHER; SCHWEDES, 2015), cuja narrativa possibilita identificar os traçados que se delineiam em diferentes temporalidades (CUESTA FERNANDES, 2002; KOSELLECK, 2014). Pretendo, assim, aprofundar as reflexões apresentadas em minha tese de doutorado (BECHLER, 2018) no diálogo com os estudos já amadurecidos pelo Prof. Dr. Luis Reznik , dada as interseções no tocante às preocupações com a historiografia regional, a historiografia didática e o ensino de História local. Já o recorte do tema da mineração atende aos questionamentos que o tempo presente nos impõe para se repensar os impactos dessa atividade predatória, não apenas com relação ao meio ambiente, mas também às vidas, às gentes e às suas histórias. Particularmente no tocante às histórias das cidades de Minas Gerais. Além disso, este é um projeto que envolve ações de pesquisa, ensino e extensão, contemplando os três pilares formativos com os quais as universidades públicas brasileiras estão comprometidas.

 

Pablo de Oliveira de Mattos

Projeto: AMÉRICA NEGRA: CANADA, BRASIL E O INTERNACIONALISMO NEGRO 1920-1940

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os nexos entre duas organizações antirracistas que tiveram seu apogeu na década de 1930: a Universal Negro Improvement Association (UNIA), no Canadá e da Frente Negra Brasileira (FNB). Ampliando a compreensão da América Negra para além das fronteiras do Atlântico Negro e dos Estados Unidos, esta pesquisa também reavaliará o caráter afrocêntrico da categoria Améfrica, desenvolvida por Lélia Gonzalez. A aproximação das experiências de lutas antirracistas no Brasil e Canadá da primeira metade do séc. XX, é de extrema relevância para os estudos contemporâneos das relações raciais e do internacionalismo negro nas Américas. Neste sentido, a pesquisa reflete teoricamente sobre o conceito de diáspora, apostando em suas tendências comparativas e transnacionais. Além de mapear o vocabulário politico das lutas antirracistas em uma perspectiva transnacional.

 

Giselle Pereira Nicolau

Projeto: TECENDO TRAJETÓRIAS NO TEMPO PRESENTE: OS FLUXOS MIGRATÓRIOS PARA O RIO DE JANEIRO (1997-2018

Resumo: Ao longo das últimas décadas, o Brasil recebeu um fluxo imigratório diversificado, composto por grupos étnicos oriundos de países do Oriente Médio, África e América latina, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. O trabalho, que ora se apresenta, pretende perscrutar as razões que motivaram esse processo, buscando compreender as diversas realidades destes locais. Tenciona investigar as razões que impulsionaram a e/imigração para o país, em especial para o Rio de Janeiro, no tempo presente.

 

Mario Angelo Brandão Miranda

Projeto: CATÓLICOS, MILITARES E AS LINGUAGENS POLÍTICAS DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA (1945-1964): NAÇÃO, DEMOCRACIA E REVOLUÇÃO

Resumo: O projeto tem como foco as linguagens e idiomas políticos específicos produzidos por grupos católicos e militares ao longo da primeira experiência democrática de massas do Brasil. Em meio à gradual ampliação da participação popular na política eleitoral, às pressões exercidas pelo ambiente a guerra fria e à crescente circulação de ideias e pessoas, a análise se fundamentará nos usos e significados atribuídos por esses atores aos conceitos de nação, democracia e revolução ao longo desse período

 

Julianna Carolina Oliveira Costa

Projeto: IMIGRAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Resumo: O objetivo do projeto é a investigação sobre a imigração para o município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, com foco nas políticas migratórias, nos fluxos demográficos derivados dos deslocamentos internacionais e na constituição de associações de caráter étnico-nacional. A pesquisa pretende coletar material textual, estatístico e iconográfico, produzir entrevistas e depoimentos, a fim de sistematizar, compilar e produzir narrativas históricas sobre o estabelecimento de imigrantes no território campista, durante os séculos XIX e XX. A perspectiva é dar maior visibilidade e conhecimento desse objeto ainda pouco explorado no âmbito da historiografia nacional, além de destacar a complexidade histórico-social daquela região, que recebeu indivíduos das mais diversas nacionalidades. Como resultado final, pretende-se produzir uma exposição sobre o tema, assim como materiais didáticos para fins escolares e para divulgação científica. Desse modo, busca-se estimular a reflexão e o debate sobre os movimentos migratórios – históricos e contemporâneos – desconstruindo estereótipos e revendo preconceitos.

 

Vanessa Spinosa

Projeto: O FUTURO DO PASSADO: CRIAÇÃO DE UM BANCO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA HISTÓRIA

Resumo: Este plano de trabalho pós-doutoral visa contribuir com o saber, o fazer e o ensinar História no Ciberespaço. A intenção é construir um portal com conteúdo curado para docentes da rede básica de ensino de História, no Brasil. A primeira fase do projeto já está implementada. A partir de um trabalho interdisciplinar, foi possível construir o ambiente virtual, estudar e aplicar uma catalogação de objetos de aprendizagem (OA) para a alimentação do portal. Além disso, fizemos uma primeira avaliação do portal, aplicando um formulário online e dando acesso a ele, para que pudéssemos ter uma primeira versão, a beta, mais afinada com as necessidades docentes. O objetivo agora é que o Banco de Objetos de Aprendizagem de História (BaObAH) amadureça a sua plataforma, passe pelo período de testes novamente e que consiga organizar um grupo de curadores e curadoras para que o banco tenha sempre objetos avaliado por pares. A ideia é que tenhamos o apoio do Mestrado Profissional em Ensino de História para que, a partir das produções didáticas elaboradas no programa, tenhamos já uma primeira catalogação de OAs para que o portal possa veicular sua fase beta e, em seguida, passar para a parte de divulgação e orientação aos grupos docentes de História sobre seu uso e vantagens em utilizá-lo para o planejamento de suas aulas.