Gradução em História

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Bolsas UERJ

Monitoria

A monitoria compreende a participação dos alunos de graduação em atividades de ensino e pesquisa, sob a supervisão do professor orientador.
Tem por finalidade o aperfeiçoamento do processo de formação profissional pela melhoria da qualidade de ensino, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente e à investigação científica.
O Departamento de Estágios e Bolsas – Cetreina, da Pró-Reitoria de Graduação (PR1) da Uerj, é o órgão responsável pela distribuição e acompanhamento das bolsas de monitoria, estando a seleção dos alunos regulada em edital específico, de periodicidade anual.

Estágio de iniciação à Docência

O Estágio de Iniciação à Docência compreende o conjunto de atividades ligadas a projetos que estimulem o desenvolvimento e a utilização de metodologias inovadoras que venham a contribuir na qualidade da Educação Básica e do Ensino Médio. É voltado, portanto, para os alunos de graduação das áreas de licenciatura.

Está sujeito a edital específico, de periodicidade anual, sob a responsabilidade do Cetreina.

Para mais informações sobre a Monitoria, o Estágio Interno Complementar e o Estágio de Iniciação à Docência, consulte: http://www.cetreina.uerj.br/p/sobre/bolsas/esclarecimentos/

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Compõe-se pela Seleção de Bolsas de Iniciação Científica (SELIC), processo de seleção bienal, e pela Semana de Iniciação Científica (SEMIC), na qual ocorre a avaliação anual dos bolsistas.
O PIBIC tem como principais objetivos: Possibilitar ao estudante de graduação a vivência de novas práticas visando subsidiá-lo para uma melhor avaliação da qualidade da formação proporcionada pela UERJ; b) Possibilitar ao estudante de graduação perceber a abrangência da inserção social de sua profissão; c) Possibilitar, através da atuação conjunta entre a Universidade e a Sociedade, a reformulação de conceitos técnico-científicos a partir da realidade do país; d) Dar ao estudante oportunidade de atuar junto à comunidade na identificação de problemas e na busca de soluções conjuntas; e) Estimular a vivência social, política e técnica através de ações multidisciplinares e interinstitucionais.stimular alunos de graduação na atividade de iniciação científica e tecnológica, integrando jovens em grupos de pesquisa, de forma a acelerar o processo de expansão e renovação do quadro de pesquisadores.
• Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais em alunos de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa.
• Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.
• Qualificar o graduando para ingresso na pós-graduação.

O órgão responsável pelo PIBIC é o Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos (DCARH) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da Uerj.
Para mais informações sobre o PIBIC, consulte: http://www.sr2.uerj.br/dcarh/index.php/iniciacao-cientifica/pibic

Estágio Interno Complementar

Compreende atividades técnico-profissionais, realizadas pelo estudante, com base em projeto/plano de trabalho relacionado à sua área de formação.
A seleção de bolsistas ocorre por meio de edital divulgado pelo Cetreina, de periodicidade anual.

Para mais informações, ver as páginas http://www.sr1.uerj.br/cetreina e www.pibic.uerj.br

Extensão

As atividades de extensão universitária definem-se como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade.
O programa de bolsas de extensão tem os seguintes objetivos:
• Possibilitar ao estudante a vivência de novas práticas visando subsidiá-lo para uma melhor avaliação da qualidade da formação proporcionada pela UERJ;
• Possibilitar ao estudante de graduação perceber a abrangência da inserção social de sua profissão;
• Possibilitar, através da atuação conjunta entre a Universidade e a sociedade, a reformulação de conceitos técnico-científicos a partir da realidade do país;
• Dar ao estudante oportunidade de atuar junto à comunidade na identificação de problemas e na busca de soluções conjuntas;
• Estimular a vivência social, política e técnica através de ações multidisciplinares e interinstitucionais.

A seleção de projetos de extensão, de periodicidade anual, é de responsabilidade do Departamento de Extensão (Depext) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3).

Para maiores informações, consulte:
http://www.depext.uerj.br/